Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Produtos de Higiene Íntima Feminina nos Centros de Saúde? Sim, porque não?

 

Fui confrontada recentemente pela notícia em como a deputada não inscrita Cristina Rodrigues havia entregue na Assembleia da República um projeto de resolução em como recomendava ao Governo a distribuição de copos menstruais e outros produtos menstruais nos Centros de Saúde, bem como nos Sistemas de Ensino.

Claro que ao abrir os comentários todos eles se resumiam ao quanto achavam a ideia ridícula e que dispensavam que tal medida fosse para a frente, sendo que a totalidade desses comentários tinham sido escritos por... mulheres!

Primeiro: não acho a medida assim tão caricata quando isso sendo que todas as mulheres menstruam e as que não menstruam ou já menstruaram ou irão menstruar. Claro que, salvo aquelas mulheres que têm problemas graves de saúde e como tal lhes é impossível. Logo, é algo que abrange a quase totalidade das mulheres, que não têm culpa de todos os meses terem que gastar dinheiro em pensos e tampões. E que baratos que eles não são!

Segundo: não oferecem preservativos e outros métodos contracetivos gratuitamente nos Centros de Saúde também? Qual a diferença? Só porque faz sexo quem quer e menstruar as mulheres não têm escolha?

Terceiro: Há que deixar de ter pudor sobre a menstruação, criar o estigma em como a menstruação é uma coisa porca e que é feio. Vamos mudar o chip e aceitar a menstruação como uma coisa natural das mulheres, que é isso que é. Não devemos de ter medo de falar sobre aquilo que faz parte de nós, como se fosse o maior pecado do mundo.
Isto provém no entanto da sociedade machista que ainda hoje grande parte das pessoas possuem e sim, há mulheres machistas. 

Vamos formar as nossas mulheres de amanhã a serem mais informadas sobre o seu corpo de modo a torná-las mulheres seguras de si mesmas e que se sintam acompanhadas, que não sintam vergonha e ter que pedir baixinho (para que os rapazes não ouçam) de um penso higiénico ou um tampão higiénico emprestado às amigas, só porque a menstruação chegou e não estavam preparadas para tal

Vamos deixar de criar falsos boatos em como o tampão tira a virgindade a uma menina ou que o copo menstrual é incómodo, porque não é. Se for incómodo é porque não foi colocado corretamente.

Vamos também deixar de romantizar que as cólicas menstruais intensas são normais. Não é nada fixe todos os meses termos que recorrer às ditas drogas (paracetamol e  ibuprofeno) para atenuar as dores. Se tal acontece então o ideal será pedir ao seu profissional de saúde reencaminhamento para a especialidade de ginecologia de modo a tornar as dores menstruais mais suaves e suportáveis. 

Vamos tornar a próxima geração de mulheres mais mulheres do que aquelas que somos hoje, vamos?

2 comentários

Comentar post